


O Regionalismo Fantástico é um gênero literário que combina elementos do regionalismo — como costumes, linguagem e tipos locais — com a irrupção do fantástico, ou seja, eventos que rompem com a lógica da realidade cotidiana. Nessa fusão, o insólito emerge dentro de cenários enraizados em tradições culturais brasileiras, permitindo uma exploração da identidade de determinado território, ao mesmo tempo em que cria um efeito de estranhamento no leitor, ao desafiar a fronteira entre o real e o imaginário.
Este curso ajudará você a inserir o fantástico em regiões interioranas do Brasil para que estas deixem de estar à margem para se fazerem representativas. O jovem nordestino, mineiro, indígena, entre outros, ocupa seu lugar de protagonismo na história literária, e os seus escritos podem fazer parte desse movimento, que ganha cada mais força na literatura brasileira.

Apresentar as características desse gênero híbrido, que une a literatura regionalista, ambientada no interior do Brasil, com a literatura fantástica, em que o mágico e o fantástico tomam as páginas para transfigurar esses cenários apriorísticos nacionais; ensinar escritores a inserir o Regionalismo Fantástico em seus escritos para a construção de uma ficção autônoma nacional, contribuindo não apenas para o desenvolvimento da identidade de sua escrita, mas também da literatura contemporânea brasileira como um todo.
objetivos
Ministrado por Jadna Alana, precursora na análise do gênero em seu mestrado na Universidade Federal de Ouro Preto, o curso terá duração de um ano (de março de 2025 até março de 2026) e será dividido em duas etapas:
Primeiro semestre: aulas teóricas, nas quais o aluno conhecerá a teoria regionalista, bem como a teoria fantástica, para compreender como esses dois gêneros colidem no regionalismo fantástico.
Segundo semestre: introdução à teoria do conto; nessa etapa os alunos produzirão contos regionalistas fantásticos, os quais serão avaliados e editados pela mentora e debatidos em aula com os outros colegas.
O curso será desenvolvido em um ambiente virtual de aprendizagem com aulas ao vivo. As aulas acontecerão três vezes por mês, nas terças-feiras, às 19h com duração de no máximo uma hora e meia cada uma.
Ao final do curso, os alunos receberão certificado.
metodologia

Ao participar do curso de Regionalismo Fantástico em 2026, você terá a oportunidade de concorrer à publicação tradicional de um romance de sua autoria, desde que pertença ao gênero Regionalismo Fantástico. A seleção será feita a partir de uma curadoria dos textos produzidos pelos alunos ao longo do ano.
bônus de 2026

CERTIFICADO
PRODUÇÃO DE CONTOS
PRIMEIRO CURSO DO GÊNERO
PUBLICAÇÃO DE LIVRO
AULAS GRAVADAS
MATERIAL DE APOIO

Por 12 x 179,65
Ou R$ 1.799,99 à vista
LISTA DE ESPERA | CURSO DE REGIONALISMO FANTÁSTICO

depoimentos
A mentoria de regionalismo fantástico da Jadna Alana é uma experiência extraordinária para qualquer escritor, mas especialmente para os apaixonados por fantasia. Riquíssima em conteúdo, a mentoria conta com discussões construtivas, feedback assertivo e a criação de uma comunidade de apoio e troca entre professora e e alunos.
Bettina Winkler,
autora de Transmorfo
Não é só "mais um curso online". As aulas teóricas e práticas sempre são inspiradoras. Termino o dia com a cabeça fervendo de ideias, o peito cheio de certeza: é isso que eu amo fazer! O tanto que a gente aprende de cultura de outras regiões, além da nossa própria; a evolução da escrita que vai ganhando estilo; as técnicas ensinadas que facilita a escrita do conto; e principalmente a amizade que vai se formando entre os alunos e a professora; faz deste um curso único, daqueles que a gente leva pro coração, lá onde ficam guardadas as boas memórias.
Alice Rodrigues,
autora de O duque de Tão Longe
Passar o ano estudando o regional pelas lentes mágicas e encantadoras da Jadna foi uma experiência transformadora. Além de me deixar mais conectada com minha própria origem literária, a Jady desafiou minha técnica, esticou meus horizontes e redobrou meu senso crítico. Sou muito grata, pois o curso de Regionalismo Fantástico me deu a base que eu precisava para voltar ao mercado com confiança e entusiasmo.
Mari Luciolli,
autora de Quando as estrelas caem
Participar dessa mentoria é uma oportunidade gigante, porque te motiva e te ensina a caminhar com suas próprias pernas através de uma ótica singular e regional. A mentoria tem me ensinado muito a visualizar o regionalismo como uma identidade única e necessária, assim como a romper barreiras que me impediam de explorar um pouco mais daquilo que é meu (minha cultura e minha terra), seja no fantástico ou não.
Gabi Mendonça,
autora de Antes do sim

O conhecimento somente é válido se compartilhado. Percebo que esse é o mote que move Jadna em sua mentoria de Regionalismo Fantástico, na qual divide conosco todos os saberes acumulados durante os anos de estudo. Ela sempre pensa numa didática eficiente para repassar determinado saber, o que torna as suas aulas dinâmicas de forma que não vejo o tempo passar
Patrícia Albarello,
autora de Primeiro eu tive que me perder
Sob a orientação de uma escritora de renome, pude não apenas aprimorar minhas habilidades técnicas, mas também compartilhar aprendizados com uma turma talentosa. Tenho certeza de que este curso contribuiu significativamente para a formação de uma nova geração de escritores, capacitados a se destacar no mercado literário. Para mim e para meus colegas da turma de 2024, foi uma vivência enriquecedora em todos os sentidos.
Christopher Rocha
Foram meses extraordinários, onde se criaram boas amizades entre pessoas que descobriram e debateram essa nova dimensão onde o cotidiano e o extraordinário de um Brasil profundo se entrelaçam, onde nossa própria cultura local oculta uma infinitude de possibilidades. Ao caminhar com a turma por esses labirintos tão nossos, não foi difícil encontrar no regionalismo fantástico não apenas fontes de histórias, mas uma maneira única contar de histórias.
Kildary Costa,
autor de A parca
Este curso de Regionalismo Fantástico é uma resposta àqueles que duvidam do potencial do Brasil de ser cenário de grandes histórias de fantasia. Com uma didática impecável, Jadna nos conduz por entre teoria e prática, mostrando como o fantástico pode se entrelaçar com nossa cultura, lendas e memórias. Mais do que um aprendizado técnico, os alunos embarcam em uma jornada que resgata a riqueza do nosso imaginário e nos convida a abraçar nossas próprias raízes ao contar histórias.
Lais Napoli,
autora de A sociedade das ilhas submersas

Já conhecia o trabalho de Jadna e quando entrei para o curso fiquei muito feliz em ter contato com uma pessoa que admiro tanto e que sou muito fã. Tinha certeza que seria uma experiência incrível, mas foi algo muito além, foi transformador e me deu a certeza dos rumos que quero para minha carreira a partir de agora. As aulas são muito completas, a explicação fluída e o material bem apresentado. Jadna sempre atenciosa, a interação e a troca com os outros alunos também é muito enriquecedora, você sai de cada encontro com a cabeça fervilhando de ideias. Vale muito a pena!
Joice Mascena,
autora de Pense n'eu
As aulas práticas do curso de Regionalismo Fantástico me fizeram olhar com mais atenção e criatividade para os elementos da minha cultura, enquanto o período de aulas práticas, no qual os alunos produzem e avaliam contos por temporadas, me ajudou de forma descomunal a ser mais concisa e rápida na construção de histórias curtas — além de, é claro, ter mais personalidade na hora de escrevê-los.
Yasmin Callado,
autora de A quarta pessoa
Estive me encontrando dentro do gênero nos últimos meses e jamais havia imaginado o quão enriquecedor seria essa experiência: a de mergulhar em culturas e aprender até mesmo sobre a minha própria identidade. Tive a oportunidade de conhecer pessoas incríveis e dar um passinho em direção ao que mais almejo. Foi meu primeiro contato com pessoas nesse âmbito, por mais que escreva desde muito nova, e ainda não tenho nada publicado.
Pietra Perfoll
O curso de Regionalismo Fantástico me ensinou a ser um autor profissional. Até ser convocado para o curso, eu não tinha tido a experiência de participar de um curso de escrita tão bom. O ensino teórico, a mentoria da Jadna e a troca de experiência com colegas, me enriqueceu como pessoa e como profissional. Além disso, é necessário o destaque da temática do curso. O Regionalismo Fantástico não é apenas um tema, é uma luta cultural. O curso me ajudou a ver mais a riqueza da cultura da minha região e explorar nos meus contos. Fico muito feliz de participar do crescimento desse movimento.
Felipe Manhoni

sua mentora
Jadna Alana é natural de Campina Grande, Paraíba, formada em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba, mestre em Linguagem pela Universidade Federal de Ouro Preto e atua como profissional do texto na área de leitura crítica e preparação de texto. É escritora desde os dezoito anos, e já conta com grande bagagem literária: publicou onze livros, além de ter participado de outros projetos literários. Depois do sucesso de sua primeira obra de Regionalismo Fantástico, "Riacho do Jerimum", voltou a visitar o gênero com "Se tu me quisesse", com o qual se tornou finalista da 7ª edição do Prêmio Kindle de Literatura, assim como do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica. Publicou também a obra "Quintal Fantástico", um livro de contos brasileiros, e ainda ganhou o Prêmio Marilia Arnaud com o conto "O menino de Imburana" e o Prêmio Carolina Maria de Jesus com o romance "Barquinho de papel" — ambas obras também Regionalistas Fantásticas. É considerada precursora no estudo do Regionalismo Fantástico no Brasil, área que investiga academicamente. Seu último livro, "Um instante d’ocê", foi publicado pela Qualis Editora. Além disso, é cofundadora da ALCE, sua marca de serviços editoriais voltada para autores independentes, com foco em curadoria de texto, leitura crítica e preparação.