top of page

Como funcionará a minha mentoria
literária com a ALCE?

Mensalmente, você terá três encontros digitais de até uma hora com sua mentora:

Primeiro mês: a mentora irá entender qual o seu perfil de escritor, qual a sua bagagem, seus feitos, seus objetivos. Nesse primeiro mês, ela também escutará sobre sua ideia, e juntos vocês idealizarão o projeto, conversando sobre as possibilidades de caminhos a serem percorridos. Somente depois desse entendimento, a mentora o conduzirá a definir quais os objetivos da obra e quem será o seu destinatário: o público leitor, o editor, o crítico literário etc. Com os objetivos definidos, juntos vocês explorarão as possibilidades de estratégias e definirão quais adotarão para iniciarem o planejamento dessa obra.

 

Segundo mês: será iniciado o planejamento da obra, por meio do qual você e mentora definirão quais técnicas literárias serão utilizadas para estrutura, ritmo, tom da narrativa, construção de personagens etc. Nesse planejamento, todas as decisões envolvendo o livro serão tomadas, de modo que, na escrita do rascunho, você, com o acompanhamento da mentora, seguirá as estratégias adotadas — é possível que algumas decisões tomadas no planejamento tenham de ser repensadas, uma vez que a execução pode trazer à tona problemas anteriormente não identificados, mas o comum é que a maioria das decisões tomadas no planejamento sejam apenas executadas de forma assertiva.

 

Meses seguintes: será o momento de você começar a rascunhar o seu original. Antes de cada novo encontro digital, sua mentora avaliará o rascunho produzido para dar feedbacks, ressaltando os pontos positivos e alertando em relação aos pontos negativos. Durante os encontros, ela o ajudará a refazer os pontos negativos e o orientará para que o restante do rascunho seja produzido de forma mais assertiva.

O ideal é que a mentoria se estenda até a finalização do original com esse processo em andamento — você colocando em prática o que foi definido no planejamento, e a mentora avaliando, apontando o que precisa ser melhorado, acompanhando a reescrita e orientando para uma prática do planejamento assertiva —, de modo que você alcance um material de qualidade, que demandará pouco trabalho nas etapas seguintes.

Embora o foco dos encontros seja a sua criação literária, eles também podem ser utilizados, se for o seu desejo, para que a mentora o oriente em relação a diversas etapas de sua carreira, como o seu posicionamento no mercado, estratégias de divulgação, entre outros.

Além dos encontros previamente agendados, a mentora ficará à sua disposição no whattsapp para esclarecimento de dúvidas pontuais que estejam dificultando o desenvolvimento do trabalho que você realizará sozinho.

Devo contratar a mentoria
literária da ALCE?

Este serviço é indicado para autores que não conseguem sozinhos visualizar seus objetivos enquanto escritor, traçar estratégias para alcançá-los, idealizar originais e publicações que contribuam para os resultados almejados, planejar sua criação literária, explorar técnicas narrativas e de produção textual. É indicado também para os escritores que, embora consigam alcançar sozinhos os feitos mencionados, percebe que é um caminho que lhe exige muito tempo e energia por depender de um processo com erros e acertos, de modo que, com o acompanhamento e apoio de um mentor, conseguirá alcançar seus resultados de forma mais eficiente e rápida, uma vez que os erros serão identificados antes de serem praticados, deixando os acertos em evidência.

 

bottom of page