top of page

CURSO

REGIONALISMO FANTÁSTICO

O regionalismo fantástico é o gênero por meio do qual o público jovem, assim como novos autores nacionais, finalmente está em contato com sua própria cultura, reconhecendo suas origens, identificando-se com os personagens e se vendo como protagonistas de histórias fantásticas. Aqui, fadas, sereias, vampiros, feiticeiros e bruxos não são associados apenas aos livros estrangeiros, mas vistos em solo brasileiro, em contato com nossa mitologia e folclore.

Este curso ajudará você a inserir o fantástico em regiões interioranas do Brasil para que estas deixem de estar à margem de uma cultura para se fazerem representativas. O jovem nordestino, mineiro, indígena, entre outros, ocupa seu lugar de protagonismo na história literária, e os seus escritos podem fazer parte desse movimento, que ganha cada mais força na literatura brasileira.  

OBJETIVOS

Apresentar as características desse gênero híbrido, que une a literatura regionalista, ambientada no interior do Brasil, com a literatura fantástica, em que o mágico e o insólito tomam as páginas para transfigurar esses cenários apriorísticos nacionais; ensinar escritores a inserir o regionalismos fantástico em seus escritos para a construção de uma ficção autônoma nacional, contribuindo não apenas para o desenvolvimento da identidade de sua escrita, mas também da literatura contemporânea brasileira como um todo.

METODOLOGIA

Ministrado por Jadna Alana, precursora na análise do gênero em seu mestrado na Universidade Federal de Ouro Preto, o curso terá duração de um ano (de abril de 2024 até abril de 2025) e será dividido em duas etapas:

Primeiro semestre: aulas teóricas, nas quais o aluno conhecerá a teoria regionalista, bem como a teoria fantástica, para compreender como esses dois gêneros colidem no regionalismo fantástico.

Segundo semestre: introdução à teoria do conto; nessa etapa os alunos produzirão contos regionalistas fantásticos, os quais serão avaliados e editados pela mentora e debatidos em aula com os outros colegas.

 

O curso será desenvolvido em um ambiente virtual de aprendizagem com aulas ao vivo. As aulas acontecerão todas as terças-feiras às 19h com duração de no máximo uma hora e meia cada uma.

 

Ao final do curso, os alunos receberão certificado.

 

BÔNUS

Os alunos ganharão a publicação de seus contos criados no decorrer no curso em uma antologia organizada e editada por Jadna Alana, que será publicada pela editora Izyncor em uma edição de luxo.

PROCESSO SELETIVO

Por se tratar de um curso em que a mentora atua de forma próxima e personalizada com cada um dos alunos, avaliando seus escritos, criando debates a partir destes e esclarecendo dúvidas pontuais, há um número limitado de vagas: dez alunos.

Por isso, antes da compra do curso o aluno deve enviar seus dados junto com um conto ou um capítulo de romance para que nossa equipe faça a seleção dos dez a ocuparem as vagas. Após a seleção, enviaremos o link de compra do curso, que efetuará oficialmente sua entrada no primeiro curso de regionalismo fantástico no mundo.

IMG_9577.PNG
CERTIFICADO
IMG_9575.PNG
PRODUÇÃO DE CONTOS
IMG_9576.PNG
CURSO PRECURSOR NO GÊNERO
IMG_9574.PNG
PUBLICAÇÃO EM UMA ANTOLOGIA PELA EDITORA IZYNCOR
IMG_9578.PNG
MATERIAL DE APOIO

Por 12 x 150,90

Ou R$ 1.498,00 à vista

O QUE ESTE CURSO PODE FAZER POR SUA CARREIRA

Bettina Winkler, autora de "Transmorfo"

A mentoria de regionalismo fantástico da Jadna Alana é uma experiência extraordinária para qualquer escritor, mas especialmente para os apaixonados por fantasia. Riquíssima em conteúdo, a mentoria conta com discussões construtivas, feedback assertivo e a criação de uma comunidade de apoio e troca entre professora e e alunos.

Patrícia Albarello, autora de "Primeiro eu tive que me perder"

O conhecimento somente é válido se compartilhado. Percebo que esse é o mote que move Jadna Alana em suas mentorias de escrita de Regionalismo Fantástico, onde ela divide conosco todos os saberes de Literatura e de Escrita Criativa acumulados durante os anos de estudo. A Jadna mentora sempre pensa numa didática eficiente para repassar determinado saber, o que torna as suas aulas dinâmicas de uma forma que não vejo o tempo passar. Eu não me canso de exaltar o quanto são bons os nossos momentos de estudo juntos na mentoria.

Gabi Mendonça, autora de "Antes do sim"

Jadna é uma autora fenomenal e não poderia ser diferente como mentora. Participar dessa mentoria ministrada por ela é uma oportunidade gigante, porque ela te motiva e te ensina a caminhar com suas próprias pernas através de uma ótica tão singular e regional que só quem é apaixonada pelo o que faz sabe passar. A mentoria tem me ensinado muito a visualizar o regionalismo como uma identidade única e necessária, assim como a romper barreiras que me impediam de explorar um pouco mais daquilo que é meu (minha cultura e minha terra) - seja no fantástico ou não. Nenhuma aula é igual, o que deixa a jornada ainda mais interessante. São momentos proveitosos que valem muito a pena investir.

Augusto Borges, autor de "Menina D'água Fluvial"

Na mentoria de regionalismo fantástico com certeza eu aprendi muito sobre um fantástico puro e aconchegante que eu desconhecia. Aflorou muito  o meu lugar de autor imaginário, que joga algo bastante peculiar, mas que  faz algum sentido ali na narrativa. Um exemplo prático na minha escrita do quanto essa mentoria me ensinou, foi na aula de dar a cor local. Lá pude perceber que em meu romance de estreia eu poderia colocar mais do meu Pernambuco. Mais na ambientação que ainda não respirava tanto um regional, mais nos diálogos das personagens, pois tinha muita dificuldade de balancear os erros propositais para dar o tom da fala regional, aprendi que nem sempre precisamos exagerar para ser um diálogo pertencente ao meu Nordeste.

Vitória Souza, autora de "A janela azul"

É incrível como a Mentoria de Regionalismo Fantástico com Jadna Alana se tornou minha mangueira no fundo do quintal, meu refúgio tranquilo para explorar as palavras sem medo e, simultaneamente, encontrar a magia escondida em minha terra. Com Jadna Alana, encontrei a melhor professora, alguém que não apenas compartilha seu conhecimento, mas também revela seu lado mais extraordinário: sua humanidade. A metodologia é de milhões, e os encontros são como uma prisão que eu nunca quis deixar. Além disso, conheci pessoas incríveis e talentosas ao longo do caminho. Obrigada, Jady, por acreditar em mim e na minha arte."

ALGUNS TÓPICOS QUE SERÃO DEBATIDOS

  • INTRODUÇÃO À LITERATURA REGIONALISTA

  • INTRODUÇÃO À LITERATURA FANTÁSTICA

  • INTRODUÇÃO AO REGIONALISMO FANTÁSTICO

  • COMO INSERIR COR LOCAL SEM CAIR NOS ESTEREÓTIPOS

  • CONSTRUINDO NARRADORES REGIONAIS

  • COMO EVITAR O EXAGERO EM DIÁLOGOS REGIONALISTAS

  • CONSTRUINDO PERSONAGENS LOCAIS

  • COMO CRIAR MUNDOS MÁGICOS COM ELEMENTOS INTERIORANOS

  • COMPREENDENDO OS ESPAÇOS GEOGRÁFICOS E ATEMPORAIS DO REGIONALISMO FANTÁSTICO

  • INTRODUÇÃO À CRIAÇÃO DE CONTOS

IMG_9552.JPG

Jadna Alana

Jadna Alana é natural de Campina Grande, Paraíba, formada em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba, mestranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Ouro Preto e atua como profissional do texto na área de leitura crítica e preparação de texto. É escritora desde os dezoito anos, e já conta com grande bagagem literária: publicou nove livros, além de ter participado de outros projetos literários. Depois do sucesso de sua primeira obra de regionalismo fantástico, "Riacho do Jerimum", voltou a visitar o gênero com sua penúltima obra de ficção: “Se tu me quisesse", com a qual se tornou finalista da 7ª edição do Prêmio Kindle de Literatura, assim como o Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica (2023). Publicou recentemente a obra “Quinta fantástico”, uma releitura de contos folclóricos brasileiros e ainda ganhou o Prêmio Marilia Arnaud com o conto "O menino de Imburana” e o Prêmio Carolina Maria de Jesus com o romance “Barquinho de papel, ambas obras também regionalistas fantásticas, gênero o qual é precursora na pesquisa.”

IMG_9560.JPG

Editora parceira

Logo vert Transp.png
bottom of page